Portinari: meu preferido!! ah...

Séries Bíblica e Retirantes, de Portinari

A mostra de Portinari faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, considerado um símbolo da cidade de São Paulo.

Com a exposição da Série Bíblica e da Série Retirantes, o espectador encontra telas de um período em que a denúncia social marcou a pintura de Portinari, seja como decorrência da precariedade da situação social brasileira ou como reflexo das calamidades da guerra que sensibilizaram tantos pintores europeus, dentre os quais Picasso, que naquele momento exercia forte influência sobre Portinari.

Segundo João Candido Portinari, diretor do Projeto Portinari, o público terá o privilégio de acompanhar o momento exato em que Portinari se liberta da influência de Picasso, na passagem da Série Bíblica para a Série Retirantes. O próprio artista o declara na entrevista que concedeu ao historiador de arte português Mário Dionísio:

"Portinari -- Tenho sofrido muitas influências, nem posso com precisão indicá-las todas. Toda a escola italiana, Goya (tenho uma fase meio goyesca). Olhe este Tintureiro, esta Festa de São João...E, com uma voz repassada de entusiasmo, exclama de repente: Picasso!

Dionísio — Picasso anda, com efeito, por detrás de algumas destas coisas admiráveis. O Último Baluarte é o caso mais evidente, não é?

Portinari — É sim, Picasso fulmina-me! Eu tinha de fazer O Último Baluarte. Se não o tivesse feito, isso teria sido muito mau. Era preciso fazê-lo e esperar o que acontecesse. Ou me afundaria ou conseguiria dar o salto. E, escolhendo ao acaso uma das reproduções dos Retirantes, acrescenta:
— Foi o que aconteceu, dei o salto.”

“Milton Nascimento, em sua belíssima canção “Nos Bailes da Vida” diz que o artista tem de ir aonde o povo está. Trazer a obra de Portinari para o Shopping é uma forma de cumprir com esta missão, assim como quando Manoel Carlos emocionou 60 milhões de pessoas, ao mostrar uma Exposição Portinari em sua novela “Páginas da Vida”. Os Srs. Isaac Peres e Júlio Neves merecem os nossos parabéns por inaugurar este espaço de arte com um dos momentos mais altos da obra de Portinari, tanto na temática quanto na forma”, afirma João Candido Portinari.

LISTA DAS OBRAS:

Compõem a Série Bíblica as telas:
Todas as 11 telas pertencem ao acervo do Masp, tendo sido encomendadas por Assis Chateaubriand, inicialmente para a sede da então Rádio Tupi, em São Paulo.










0 Ah... Comenta, vai...: