o MASP


OBRAS DO ACERVO EM EXPOSIÇÃO NO EXTERIOR A Coordenadoria de Intercâmbio do MASP organiza, como o próprio nome diz, todos os intercâmbios e contatos do museu com os museus estrangeiros e brasileiros que solicitam obras para exposições no exterior e em nosso país. Quando as obras saem do país para exposições no exterior, é necessária a aprovação do Conselho Consultivo do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pois a coleção do MASP é tombada pelo nosso patrimônio, fazendo parte dos bens nacionais. As tratativas com os museus e com o IPHAN, bem como os contatos com a alfândega, são realizadas por este setor do museu.Nas coleções do Masp, o segmento preponderante é o de pinturas ocidentais que cobre o período que vai do século XIII com Maestro del Bigallo, até pintores contemporâneos como o dinamarquês Wiig Hansen. Dentre as diferentes escolas representadas na coleção destacam-se Rafael, Andrea Mantegna, Botticceli, Bellini e Ticiano na escola italiana. Representam a pintura francesa, sem dúvida o núcleo mais numeroso, e de “uma densidade e homogeneidade qualitativa assombrosas”, Clouet, Poussin, Nattier e Delacroix, além de Manet, Degas, Cézanne, Monet, Renoir, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Matisse, Modigliani, Marc Chagall, entre outros, na chamada Escola de Paris. Na pintura espanhola, registra-se a presença de artistas da importância de El Greco, Zurbarán, Velazquez, Murillo e Goya e, na flamenga, Memling, Cranach, Holbein, Frans Hals, Ruysdael e Rembrandt. A escola inglesa se faz presente com Gainsborough, Turner, Constable entre outros. O segmento referente à pintura de origem alemã foi recentemente enriquecido com a doação de uma obra de Pechestein. Estão presentes na coleção os muralistas mexicanos Rivera e Siqueiros além de pintores brasileiros como, Lasar Segall, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Portinari e muitos mais.
Das fotografias que o Masp conserva, faz parte a Coleção Pirelli, que reune anualmente fotógrafos de reconhecida importância, cujas fotos são compradas, reunidas em uma exposição, passando então a integrar a coleção do museu. O museu possui também: tapeçarias como a Série das Pequenas Índias datadas de 1723 a 1730
  • uma pequena mas seleta coleção de design, na qual se destaca o relógio Times Five de Andy Warhol
  • mais de uma centena de peças de vestuário dentre as quais um costume desenhado por Salvador Dali e 136 peças de criação de artistas nacionais desde a estamparia, tecido, modelagem e confecção.
O Masp possui uma coleção, única de que se tem notícia, que reune mais de 700 peças consideradas kitsch.

(foto de tatsumi orimoto) no masp

0 Ah... Comenta, vai...: